Hoje eu ouvi na TV que o ataque às Torres Gêmeas foi o maior atentado da história. Engraçado como as pessoas se esquecem tão rápido do ataque nuclear ocorrido em Hiroshima e Nagasaki. Esse sim foi o maior, o mais cruel, o mais triste e horrível da história (que eu conheça). Milhares de pessoas morreram e outras milhares nasceram décadas depois com doenças decorrentes da radiação, e até hoje há problemas físicos e psicológicos no povo japonês. A primeira bomba em Iroshima destruiu 90% da cidade. Imagine quantas famílias tiveram seus sonhos varridos, suas vidas vistas como pó, seus braços amputados, seus corações quebrados, suas filhas e filhos mortos. Dias depois dos dois ataques, um número enorme de japoneses suicidou-se.
Antes de eu chorar pelos mortos no World Trade Center, preciso me lembrar dos japoneses civis que foram massacrados nos dias 06 e 09 de agosto de 1945 e daqueles que até hoje lutam por uma vida sem marcas.
4 comentários:
Tens razão, belo raciocínio. Aquele sim foi um dos maiores ataques terroristas da história, colocado no memso nível que o holocausto ou até mesmo o 11-9... até mais, se vc contar o número de pessoas que morreram... mto maior, pra tu ter idéia, a URSS perdeu, senão tô errado na memória, 20 milhões de pessoas na 2ª Guerra Mundial, mais de um terço (acho que quase metade) da sua população à época... enquanto que no 11-9 foram 3 mil... os números e o marketing em cima das coisas é diferente... o ser humano é atroz, nada mais que isso...
Rod, querido... que saudade...
Essa parada do marketing é real mesmo. Vi semana passada V de Vingança e é uma crítica moral ao poder da mídia e aos políticos. Muito bom mesmo. Vale a pena.
Sobre o WTC tb lembro da dirbrasil, que alguém na época enviou um e-mail falando sobre isso mesmo, e enumera diversos fatos sobre mortes causadas pelos EUA.
Beijao
Paula, valeu. Grato pelas palavras. Seu texto é bom, criativo e insigante.
Abraços,
Emanoel Barreto
Paula, eu quis dizer instigante.
Emanoel Barreto
Postar um comentário